Dou início a este texto da seguinte maneira, como venho sempre dizendo, “experienciar” é decisivo para formação humana, se negar a experiência por capricho ou por comodismo, puro e simples, é minar a humanidade, de um qualquer ou de uma qualquer. Aos que foram a São Luís do Maranhão é certo, não são mais os mesmos, “experienciaram” em suas singelas individualidades o vigor generalista e total da cultura humana, sentiram se permitiram, não se furtaram de ouvir, ver e falar quando fosse solicitado. Se a alteridade cultural e dada pelos sentidos, pelo estranhamento. A humanidade vista enquanto ontologia dos seres sociais envolve esses sentidos pelo espírito, a consciência, despojando-nos do contato meramente sensorial, típico da alteridade.
Se fosse possível, é claro que não é, representar toda a dimensão ontológica, humana, numa metáfora, a meu ver, seria a seguinte: como quando o jangadeiro sai da segurança da baia e se depara com o oceano profundo, denso, intenso, crítico, assustador e ao mesmo tempo confortante, sensível ao menor toque do remo, pulsando de vida, digno não só do respeito, mas antes de tudo a forma viva no jangadeiro e fora dele, sua natureza.
O que mais me impressiona na internet é a possibilidade de cada qual com um mínimo de conhecimento sobre uso de computadores, equipamentos eletrônicos e até da própria língua, podem quando quiserem e onde quiserem( claro com o acesso a internet ) postarem seus vídeos que expõem opiniões, eventos do cotidiano, algum flagrá engraçado que podem ser acidentes, escorregões, até mesmo brigas quando bem contextualizadas perdem seu viés trágico se transformando em cômico. Esse tipo de prática que está atrelada ao advento da tecnologia em nosso país, que nos últimos anos têm vivenciado um fenômeno que ultrapassa o simples acesso a tecnologia, chamada distribuição de renda, mas esses também não é o assunto principal deste post. Então voltemos aos vlogs, o" Videoblogue ( Videoblog , Videolog ou Vlog ) é uma variante de weblogs cujo conteúdo principal consiste de vídeos . Com estrutura geralmente similar à de weblogs e foto...
Comentários
Postar um comentário