Pular para o conteúdo principal

Crise na Europa

E ai e o Renato novamente e vou falar da crise na Europa.Quem está acompanhado as notícias pode ver que o continente europeu está sofrendo uma grande crise nas suas economias sobretudo países como Espanha,Portugal e Grécia o resultado disso são milhares de jovens nas ruas que enfrentam as forças policiais e tem o grande temor de perderem seus empregos.Organismo internacionais como FMI não estão nem um pouco preocupados com o bem estar do povo está apenas disposto a exigir do governos duros ajustes fiscais que prejudicarem sobretudo os setores mais fragilizados da sociedade como os pobres,jovens e idosos.Já vimos esse filme antes na nossa America Latina onde medidas de duro ajuste fiscal aumentaram ainda mais a pobreza e a desigualdade social do continente.O que e triste e que mesmo governo ditos de esquerda como do PSOE de Zapatero na Espanha e Socratés em Portugal adotaram medidas que pouco diferenciam daquelas realizados pelos governos de direita e o resultado eleitoral e um fortalecimento ainda mais do partidos conservadores e até em alguns países da extrema direita.O marxista Walter Benjamin muito tempos atrás falava que a social-democracia foi uma culpadas pelo surgimento do nazismo na Alemanha acho que atualmente não vejo no horizonte um surgimento de um novo Hitler mas a situação traz preocupações e mostra o erro da esquerda em abandonar suas principais bandeiras históricas a experiencia de Tony Blair foi exemplar pois seu governo decepcionou fortemente seus eleitores e provocou uma crise enorme no Partido Trabalhista que dura até os dias de hoje e o recado fica principalmente para o contexto do nosso continente e do Brasil também pois partidos como o PT terão que colocar varias questões em pauta e debater certas politicas durante o governo Dilma como o ajuste fiscal e as privatizações no aeroportos pois no Brasil vemos um presença cada vez maior do pensamento conservador não que isso fosse algo novo mas agora isso aparece de maneira mais explicita no preconceito contra nordestinos,gays,negros por isso os partidos de esquerda devem resgatar o velho e bom Marx que mesmo apos tanto anos e mudanças continua atual através disso que poderemos construir uma sociedade diferente sem injustiças e aprender com erros e acertos seja nos governos social-democratas ou no países do socialismo real.

Comentários

  1. Renato, como foi bem escrito este seu artigo, sinto o mesmo uma desconfiança por essa soical-democracia, um certo envolvimento ideológico que contamina e dissemina o conservadorismo nos partidos de esquerda, vejo como vc mesmo disse que no limiar deste século a esquerda se degenerou num frankstein sua ideologia perdeu força, prova disso é a fraca menção dos governantes de esquerda em direção a mudança social, o socialismo não é nem sitado e o comunismo desapareceu, onde vamos parar, nossa sociedade está a beira de um colapso e nós seremos engolidos, quando falam do olho do furacão parece que estamos cada vez mais próximos, cada vez mas imersos vamos ser destruídos pois nossa ideologia enfraqueceu-se, o neoliberalismo e sua ideologia se transformam a cada dia colocando a cada dia um único modo de organização social, uma única vida possível, negam a história e nós os que tentamos enxergar de maneira diferente somos os utópicos os chatos os "marxistas" como se nós fossemos os Sith no Star Wars.

    ResponderExcluir
  2. Bom texto Renato. Acho que é importante destacar a mobilização dos trabalhadores e jovens(trabalhadores e estudantes). O mundo se agita, os povos vão a rua, a direita treme. Porém os resultados concretos até agora alcançados são ínfimos, tanto nos países islâmicos quanto nos europeus. Vide as reformas miseráveis na Tunísia e Egito, além da vitória da direita em Portugal. Temos que ter em mente, que se o mundo sair por uma alternativa conservadora os problemas sociais se agravaram e o que hoje essas revoltas ainda frágeis, no tocante aos ganhos políticos, tenderam a se intensificar. Em fim, até agora está muito emblemático o desfecho das mobilizações populares é certo que a direita já se une para combater a crise (FMI, EUA, UE, etc.), a social democracia está falida e desacreditada, e os movimentos não possuem uma perspectiva revolucionária. Creio que esses eventos são um grande ensaio para uma grave crise do sistema capitalista e suas formas de dominação, princialmente devido ao esgotamento neo-liberal e a política de redução do Estado. Está ocorrendo o borbulhamento da transformação , basta sabermos como ele se dará, revolucionário ou reformista.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Justiça e cidadania?! Em que parâmetros?

Da COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA, sobre o Projeto de Lei do Senado nº 170, de 2006, do Senador Valdir Raupp, que altera o art. 20 da Lei nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989, para incluir, entre os crimes nele previstos, o ato de fabricar, importar, distribuir, manter em depósito ou comercializar jogos de videogames ofensivos aos costumes, às tradições dos povos, aos seus cultos, credos, religiões e símbolos. Como devemos proceder quando vemos um projeto de lei que tem como fundamento ofensas aos nossos símbolos ou costumes?Então qual serão os critérios que "classificaram" como ofensivos os jogos.?  Levando a consideração a redação do projeto de lei e, observando como se corroboram elementos que são ofensivos a nossa cultura através das fontes midiáticas de informação e formação de estereótipos. Antes porém entendo que a cultura os credos, costumes não estão alheios as forças produtivas as quais transformam e são transformados nesse jogo dialético.  Só m...

Jornalismo! Isso existe em Goiás??

Em Goiás temos algumas emissoras de TV que se dizem sérias, suas matérias superficiais, com pautas que não trazem nenhuma informação que já não esteja condicionada por interesses governistas ou de reprodução de um sistema excludente.  O que mais me intriga, é simplesmente o fato de que às notícias vinculadas em cada programa não contemplam as necessidades de informação, mas condicionam os que passam tempo "na frente" da TV que tomam muitas informações como verdade e elegem uma classe de indivíduos como intelectuais de nosso estado. Vemos todos os dias reportagens toscas que atendem um público que se coloca enquanto consumidor desse lixo, classes médias e classes menos abastadas socialmente. Em duas destas emissoras, existem programas com enfoque policial, estes programas tem apresentadores com uma formação minimamente duvidosa, com posicionamentos, preconceituosos, racistas, classistas, machistas e etc. Não conseguem perceber o todo social e como os indivíduos se colocam nest...