No decreto Nº 6.096, DE 24 DE ABRIL DE 2007 Art. 1o Fica instituído o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - REUNI, com o objetivo de criar condições para a ampliação do acesso e permanência na educação superior, no nível de graduação, pelo melhor aproveitamento da estrutura física e de recursos humanos existentes nas universidades federais.
A partir do texto nas linhas anteriores, percebi que poderia pensar e propor alguns questionamentos. Estava como de costume estudando para algum fim, uma avaliação, o Tcc, curiosidade, enfim estava lendo e, o que me provocou essa inquietação é a situação que vivencio em meu cotidiano na minha universidade que aderiu o REUNI e todos os problemas dissidentes dessa adesão.
Minha inquietação veio a tona lendo o livro de uma autor muito conhecido nas Ciências Sociais, Pierre Bourdieu, em um livro escrito por este ele e Jean Claude Passeron, A Reprodução. O livro se divide em meu entendimento em duas partes uma parte teórica que antecede a outra que é empírica, mas não para construção de seus argumentos os autores constroem a parte empírica para depois sua explicação teórica.
No apêndice do livro que é intitulado de "A evolução da estrutura das oportunidades de acesso ao ensino superior: deformação ou translação?" a meu ver este título tem está muito relacionado a proposta do REUNI.
A proposta para análise no apêndice trás uma nova forma de perceber sua construção teórica feita por toda a extensão doutras páginas do livro. Propõe ao leitor uma leitura relacional, dessa forma vendo o nosso caso brasileiro( REUNI) e para nosso melhor entendimento não tomar como uma verdade objetiva o fato de um crescimento da população escolarizada das idades superiores a dezoito anos.
Em uma passagem do texto os autores afirmam que [...] se, na Fraça, o aumento do número de estudantes traduz simultaneamente o crescimento dos grupos sociais decorrente do crescimento da taxa de fecundidade e a elevação da taxa de escolarização das classes de idade superiores a dezoito anos, a avaliação dessa taxa global entre as taxas de escolarização das diferentes categorias sócio-profissionais corre o forte risco de ter mudado bem menos que o leva supor a elevação da taxa global de escolarização no ensino superior"(Bourdieu, Passeron, 1970).
Nesse sentido como afirma o autor, uma análise global pode nos apresentar números surpreendentes. Mas um crescimento populacional também implicaria numa demanda maior por vagas no ensino superior e, não necessariamente estas vagas estão sendo ocupadas por estudantes de classes subalternas. Por isso minha inquietação em saber quem realmente serão os beneficiados por este programa de expansão do ensino superior, e se serão ocupados por uma elite escolarizada e por classes médias? Ou serão universalizadas para os estudantes que realmente não tem condições de acesso ao ensino superior?
Com toda certeza o Reuni transformou os espaços da universidade pública! Sou um adepto desse projeto, não acho q diploma de universidade pública, tenha q servir para separar. A universidade pública tem q ser de todos!
ResponderExcluirLeiam um antigo post meu a respeito de educação: http://uaitremdedoidoso.blogspot.com/2011/03/como-pensar-educacao.html
Cara não sou contra a universalização do ensino superior, somente entendo que ainda falta muito para o REUNI conseguir contemplar que realmente está a margem da sociedade, penso que faz um papel importante para os filhos de funcionários públicos e professores da educação básica, também vejo que o fato de se criar novas vagas não significa que serão ocupadas por estudantes pobres e com suas condições objetivas muito precarizadas.
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