O documentário tenta nos apresentar a vida do maior sociólogo brasileiro de toda a história. Contudo, não consegue contemplar a magnanimidade e a envergadura de Florestan Fernandes.
Sua trajetória de vida tão surpreendente e tão inquietante, provoca as mais profundas reflexões. Sendo assim este homem um sociólogo engajado e diuturnamente trabalhando pelas causas sociais mais urgentes.
"Aqueles que dão tudo de si, para educar filhos de outros pais, aqueles que sacrificam, do seu tempo, do seu ser, para reproduzir o conhecimento, para criar uma sociedade democrática dentro de um mundo rústico e selvagem. Esses são reduzidos a um salário de fome".(Florestan Fernades- Constituinte de 1988). Resolvi começar meu comentário escrevendo as palavras deste mestre,(utilizando como fonte o próprio vídeo), para então elucidar a questão da educação no país. Sei que a educação está em constante debate, principalmente na academia, mas levando em consideração a data do pronunciamento de Florestan Fernandes, consigo enxergar que grande parte da nossa sociedade enxerga a educação como uma espécie de "sacerdócio", os professores, aqueles que trabalham para "reproduzir o conhecimento", estão com os mesmos salários de fome. E nestes anos pós constituinte, conseguimos um amadurecimento de nossa democracia, conseguimos avanços sociais, crescemos como na economia, mas esquecemos, ou melhor, deixamos de crescer na educação. A educação não seria a causa mais urgente no momento atual?
ResponderExcluir