Em Goiás temos algumas emissoras de TV que se dizem sérias, suas matérias superficiais, com pautas que não trazem nenhuma informação que já não esteja condicionada por interesses governistas ou de reprodução de um sistema excludente.
O que mais me intriga, é simplesmente o fato de que às notícias vinculadas em cada programa não contemplam as necessidades de informação, mas condicionam os que passam tempo "na frente" da TV que tomam muitas informações como verdade e elegem uma classe de indivíduos como intelectuais de nosso estado. Vemos todos os dias reportagens toscas que atendem um público que se coloca enquanto consumidor desse lixo, classes médias e classes menos abastadas socialmente.
Em duas destas emissoras, existem programas com enfoque policial, estes programas tem apresentadores com uma formação minimamente duvidosa, com posicionamentos, preconceituosos, racistas, classistas, machistas e etc. Não conseguem perceber o todo social e como os indivíduos se colocam neste universo.
Fazem uma defesa escancarada da classe que controla as forças produtivas( empresas, agro-business, setor de serviços ,enfim...) e a uma ordem social que é excludente. Sua "admiração" pela instituição que ao meu ver é a mais problemática dentre as demais que compõe o Estado. A polícia e sua forma reacionária, racista e classista, fere os direitos humanos o direito a vida e o bem estar social. Vemos uma instituição que se filia a uma elite, agindo como um braço armado e, no mais das vezes é louvada pela imprensa goiana.
Vejo que estamos a mercê da polícia e da imprensa, que só se posiciona quando a violência policial ronda os seus portões de entrada.
O controle da mídia por parte dos governistas, não é nada exclusivo do estado de Goiás. A algum tempo saiu uma reportagem de uma tv britânica, tratando a respeito do controle do Ex governador Aécio Neves sobre a mídia mineira. Nesse vídeo (http://www.youtube.com/watch?v=R4oKrj1R91g&feature=player_embedded) está a notícia que falei.
ResponderExcluirA mídia é um importante veículo disputado pelos diversos lados, justamente pelo domínio que a mesma tem pela população!
Jornalismo em Goiás, é uma bela piada, a utlizização e função dela, está estritamente ligada a interesses de determinada classes.
ResponderExcluir