Durante a aula de estágio 3, discutimos sobre as teorias pedagógicas da educação. Durante a aula travamos um debate a cerca das teorias "Não-críticas", "Críticas-reprodutivas" e por último a teoria Crítica da educação. Por conta dessa discussão, tentei fazer uma relação com os conteúdos que ando lendo para a construção do meu TCC e fiquei com uma sensação...
Já que para a consolidação e o bom funcionamento de políticas de participação é necessário dentre outras condições uma tradição "associativista"( nos moldes de Tocqueville). Como alcançar esta condição? (essa é minha sensação, poderia ser uma dúvida).
Levando em conta essas teorias pedagógicas, mais especificamente a teoria Crítica da educação e seu papel como define Saviani, de dar a "substância correta" para que a classe trabalhadora tenha um ensino, que valorize o diálogo entre professor e aluno sem perder de vista a relação com a cultura acumulada historicamente, quer dizer, este diálogo proposto pode então "fundar" nos indivíduos a "intenção política" fundamental para a participação efetiva na "política". Comentem!!!
Rafael Barros
Gostei muito do livro do Saviani "Escola e Democracia", porém discordo de algumas coisas da teoria dele. Ele aponta a educação como a futura salvação para o mundo contemporâneo e agente revolucionário acima de qualquer coisa, concordo que a educação realmente desempenha um papel muito importante para a transformação da sociedade, porém acho que uma série de mudanças deveram acontecer para consequentemente ocorrer mudanças à educação.
ResponderExcluir